Exemplos de Pesquisas
Abaixo é listado alguns exemplos de pesquisas que não envolvem o uso de tecnologias durante a intervenção, mas auxiliam no entendimento da aplicação de cada dimensão da ABA de forma prática, assim elas poderão auxiliar na condução do desenvolvimento das tecnologias assistivas.
Referência
Ludwig, T. D., & Geller, E. S. (1997). Assigned versus participative goal setting and response generalization: Managing injury control among professional pizza deliverers. Journal of Applied psychology, 82(2), 253.
Seleção e descrição do(s) indivíduo(s) alvo participantes da pesquisa:
Entregadores de pizza de três pizzarias diferentes (dois locais de intervenção e um controle) foram observados partindo e chegando de suas entregas. Os funcionários das pizzarias consistiam principalmente de estudantes com idades semelhantes. Todos os funcionários trabalhavam por comissão (por total de pizzas vendidas), com média de aproximadamente US 0,58 por entrega mais gratificação.
Habilidade alvo:
Comportamento.
Alguns conceitos ou técnicas comportamentais que nortearam a pesquisa:
Reforço.
Feedback.
Delineamento da pesquisa.
Referência
Gena, A., Krantz, P. J., McClannahan, L. E., & Poulson, C. L. (1996). Training and generalization of affective behavior displayed by youth with autism. Journal of applied behavior analysis, 29(3), 291-304.
Seleção e descrição do(s) indivíduo(s) alvo participantes da pesquisa:
Os indivíduos participantes desta pesquisa foram diagnosticados com autismo e apresentaram déficit em demonstrar afeto apropriado. Os participantes tinham entre 11 anos e 4 meses e 18 anos e 11 meses e haviam recebido 8 a 13 anos de intervenção educacional e tratamento no Programa de Educação do Princeton Child Development Institute’s.
Habilidade alvo:
Comportamento
Alguns conceitos ou técnicas comportamentais que nortearam a pesquisa:
Modelagem.
Reforço.
Delineamento da pesquisa.
Referência
Dixon, M. R., Peach, J., Daar, J. H., & Penrod, C. (2017). Teaching complex verbal operants to children with autism and establishing generalization using the PEAK curriculum. Journal of applied behavior analysis, 50(2), 317-331.
Seleção e descrição do(s) indivíduo(s) alvo participantes da pesquisa:
Três crianças diagnosticadas com autismo entre 4 a 5 anos de idade. Todas as crianças estavam recebendo aproximadamente 30 a 60 minutos por dia de treinamento experimental discreto usando o Módulo de Treinamento Direto do currículo (Promoting the Emergence of Advanced Knowledge – PEAK). Os pesquisadores selecionaram essas crianças de um grupo maior de alunos dentro da sala de aula devido ao domínio de pelo menos 30 programas do Módulo de Treinamento Direto e porque pensavam ter as habilidades básicas necessárias para iniciar um treinamento mais generalizado formal.
Habilidade alvo:
Comunicação.
Alguns conceitos ou técnicas comportamentais que nortearam a pesquisa:
Reforço.
Delineamento da pesquisa.
Referência
Taylor, B. A., & Harris, S. L. (1995). Teaching children with autism to seek information‐acquisition of novel information and generalization of responding. Journal of Applied Behavior Analysis, 28(1), 3-14.
Seleção e descrição do(s) indivíduo(s) alvo participantes da pesquisa:
Três crianças com idades entre 5 a 9 anos diagnosticadas com TEA, estudantes de um programa privado de educação e tratamento para crianças com autismo. Cada um apresentava déficits marcantes em linguagem, socialização, brincadeira e habilidades acadêmicas, e nenhum deles foi observado para fazer perguntas.
Habilidade alvo:
Comunicação.
Alguns conceitos ou técnicas comportamentais que nortearam a pesquisa:
Reforço.
Delineamento da pesquisa.